sexta-feira, outubro 3

Benfica TV e ética deontológica


Benfica TV é o canal de televisão do clube da águia. O único clube português com canal televisivo próprio. A primeira emissão experimental foi para transmitir o jogo com o Nápoles que terminou com a vitória da equipa encarnada por 2-0.

Pelo que vi, no local onde assisti à emissão, vai ser mais um sucesso. O café estava a abarrotar de adeptos e pelas conversas escutados o interesse em "assinar" o canal é geral. Deduzo que não foi apenas naquele local que se manifestou tal interesse.

Diz quem sabe da poda que os meios instalados são do melhor que temos por cá e pelo que vi, apesar da emissão ser experimental, já deu para entender que iremos ter um canal TV com qualidade, para assistirmos aos mais diversos acontecimentos da vida do nosso clube. Resta desejar que quem nele vai trabalhar dê o litro para boas programações e que tenham sempre presente honrar o glorioso.
A inveja e os ressabiados.
Claro que mais esta iniciativa e prova da pujança do projecto Benfica em curso está a causar engulhos nos meios mediáticos e entre os afectos aos nossos adversários directos, sem esquecer o ressabiamento de alguns benfiquistas não participantes do projecto por variadas e desconhecidas razões.
A propósito, escrevia ontem um num jornal desportivo, preocupado com o futuro do canal, e interrogava: "Mais curioso será perceber como se fará o equilíbrio entre a ética e a deontologia jornalísticas e carácter inevitavelmente propangandístico do novo meio. Haverá algum penalty bem assinalado contra o Benfica? Quererão os assinantes do canal visões imparciais, ou preferem que nunca haja um fora-de-jogo bem tirado aos seus avançados?
O escriba, Alexandre Pereira de seu nome, tem todo o direito a perguntar, tal como eu, assim pergunto-lhe: já ouviu falar nas escutas telefónicas, no apito final, na Justiça desportiva propositadamente entupida para beneficiar infractores, em penaltys, pontapés e agressões não mostrados nas TVs públicas e privadas em prejuízo do Benfica, em golos que são e não valem e outros que valem e não são.
Mas dir-me-à o escriba o que é que isso tem a ver com as minhas perguntas?
Ética e deontologia jornalistica, não é permitir e calar o regabofe que tem minado o nosso futebol vai para trinta anos. É defender a verdade das coisas, não palrar, investigar, despir a camisola em trabalho. Percebeu...?

Sem comentários: